Qui tacet, consentire videtur

OLHAR EM VOLTA E ACHAR TUDO ESTRANHO E DIFERENTE, QUANDO TUDO SEMPRE ESTEVE IGUAL, INDICA QUE SEUS DIAS DE ESTUPIDEZ ACABARAM. A MAIOR BENÇÃO QUE UM SER HUMANO PODE TER, É PODER CONTEMPLAR SOZINHO A CAPACIDADE QUE SEU SEMELHANTE TEM DE SER ESTÚPIDO. "Que Deus me defenda de mim, da natureza que me foi inculcada".(Nietzsche, F.W.)

Monday, December 25, 2006

Sugestões

Como em todo final de ano, as pessoas tendem àquela sensação de renovação, "ano novo, vida nova", é o chavão de quase toda a gente.
Mas acontece é que os anos começam iguais e quase nunca acabam iguais....mas não porque fizemos coisas diferentes...simplesmente porque a maioria das coisas que queríamos fazer ficou pra depois, pro mês que vem...pro ano que vêm.

Por isso, ressolvi, em 2006 que faria meus PROJETOS. Sim, projeto, etimologicamente falando, vem de projetar, que vem de dar impulso à...pois é...fiz meus projetos e os cumpri...quase todos...
Alguns, foram feitos no meio do ano e acabei concluindo....alguns no início e concluí também...

Logo, projetos são excelentes, mas todo projeto deve ter um começo, meio e fim. Isto é, não se deve pensar num projeto que nunca irá acabar. Projete, mas termine!

Meus projetos para 2007 já estão sendo preparados. Estão quase prontos, pra falar a verdade. É claro que eu não sei se vou concluí-los, afinal, se eu morrer no meio do caminho...mas a idéia é que sim.

Minha sugestão para 2007, caros leitores, é que façam seus projetos e, tentem ao máximo, projetar algo que se possa concluir no mesmo ano...projetar algo para 2018 não é nada construitivo, muito menos produtivo...

Uma dica já para o início de ano e, para aqueles que têm duas horinhas livres numa tarde entendiante de domingo é uma leitura: " O Pequeno Príncipe Para Gente Grande".
Vale a pena...

Friday, December 22, 2006

A dialética do egoísmo

Naturalmente, tendemos pensar que o egoísta é aquele sujeito que só pensa em si mesmo, isto é, aquele indíviduo que pouco se importa com seus semelhantes e que pouco se interessa com o que ocorre com o mundo.
Mas, definitivamente, eu andei pensando por esses dias, algo sobre ser esgoísta.
Eu consegui (ou não) enxergar algum paradoxo no fato de consideramos pessoas egoístas.
Simplesmente (por empirismo) porque notei que aqueles a quem eu considerava egoístas, na realidade, não estão preocupados consigo mesmos...e sim com os outros...com o que os outros pensam...com o que os outros acham à respeito deles (e dos outros)...

O que quero dizer é que, atualmente, considero como egoístas áqueles que mais se peocupam com o que os ouros pensam sobre o que vão pensar dele do que consigo mesmos...logo, pela lógica Cartesiana, o egoísta não é um cara egocêntrico, é, sim, um cara narcisista. Um cara que tem necessidade de que os outros o vejam....

Em termos mais Rodriguianos, um cara que quer confete!!!!


Enfim...não demorei em sacar que não se deve dar ibope para os egoístas. Eles precisam mesmo é de um espelho.